Empório Morello

Empório Morello

quarta-feira, 29 de março de 2017

Professor brasileiro ganha prêmio científico de R$ 230 mil oferecido pelo Canadá

O professor da Ufpel, Cesar Victora, foi anunciado nesta terça (28) como um dos vencedores do principal prêmio científico do Canadá (Foto: Reprodução/TV Globo)

O professor e epidemiologista brasileiro Cesar Victora foi um sete pesquisadores a receber o Prêmio Internacional Canadá Gairdner 2017, o principal prêmio científico canadense. A divulgação foi feita nesta terça-feira (28) e reconhece "algumas das descobertas médicas mais importantes ao redor do mundo". A premiação, que inclui um valor de 100 mil dólares canadenses (cerca de R$ 230 mil), será entregue em uma cerimônia de gala em Toronto no dia 26 de outubro deste ano.
Victora, que é professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), foi anunciado como o vencedor na categoria de Saúde Global, que reconhece contribuições à saúde realizadas em países em desenvolivmento. Segundo a Fundação Gairdner, que realiza a premiação, o professor brasileiro foi homenageado por "contribuições excepcionais à saúde e nutrição materna e infantil em países de renda baixa ou média, com foco especial no impacto do aleitamento materno exclusivo na mortalidade infantil, e no impacto de longo prazo da nutrição no início da vida".
Entre os demais vencedores estão dois pesquisadores canadenses, dois dos Estados Unidos, um da Itália e um do Japão.