Empório Morello

Empório Morello

segunda-feira, 20 de março de 2017

Polícia desarticula esquema de roubo de carga e apreende 27 toneladas de carne


Sete pessoas foram presas, e três menores foram apreendido nas ação.
Adolescente de 16 anos era usada como isca para roubos, diz delegado


Carga era monitorada desde a entrada no Rio Grande do Sul (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Vinte e sete toneladas de carne foram apreendidas pela Polícia Civil entre a tarde e a noite de sexta-feira (17) em diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Sete pessoas foram presas, e três menores de idade foram apreendidos. Uma adolescente de 16 anos, conforme a investigação, foi usada como isca para um assalto.
Policiais do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) investigavam  transporte de carga de drogas, quando perceberam um caminhão suspeito. Na abordagem, eles identificaram que o veículo, na verdade, estava relacionado com um esquema de roubo de carnes.
O caminhão era acompanhado pela polícia desde a entrada no Rio Grande do Sul. A carga veio de Mato Grosso, e tinha como destino Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Uma carreta foi deixada em Três Passos, no Norte do estado, e o caminhão seguiu viagem até a cidade de Tramandaí, onde foi interceptado pela polícia.

Após encontrar a carga, foi descoberto um esquema que envolvia um frigorífico localizado na praia de Oasis, além de dois açougues, que também funcionavam como supermercados, e uma pousada nas cidades de Imbé e Tramandaí, todas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
O esquema, conforme a investigação, era comandado por um empresário gaúcho, responsável pela venda de grandes quantidades de carnes roubadas.

Ele teria cooptado 10 pessoas, entre as quais estavam três menores de idade, com o objetivo de dificultar sua identificação.

O empresário teria prometido pagamento para três homens e um menor de idade, naturais de Santa Catarina, para que fizessem a baldeação da carga roubada. Apenas uma dessas pessoas tinha antecedentes policiais, com passagens por tráfico de drogas.
O esquema ainda contava com a participação do pai da adolescente que servia como isca. "Suspeita-se que usando uma jovem, natural de Tramandaí, a qual servia de isca para o camioneiro, pedindo carona na estrada. Momento que a quadrilha atacava o motorista, ficando com ele até a completa baldeação da carga e abandono do caminhão. A jovem usada no golpe tem 16 anos, a qual foi apreendida. O pai da jovem foi preso também, como um dos responsáveis, juntamente com empresário gaúcho", afirmou o delegado Guilherme Calderipe, que participou da ação.
Conforme a polícia, o esquema era voltado para o roubo de cargas de preço elevado, que depois eram levadas para um frigorífico para que aparentassem ser de origem legal. Em seguida, eram vendidas nos dois açougues do empresário