Empório Morello

Empório Morello

domingo, 19 de março de 2017

10.000 casos de abigeato em 1 ano!

Rio Grande do Sul registrou 10 mil casos de abigeato em um ano (Foto: Reprodução/RBS TV)


Mais de 10 mil casos de abigeato foram registrados em 2016 no estado, segundo a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). De acordo com a entidade, a Região Central é uma das mais visadas pelos criminosos.

Márcio Teixeira Dias é criador de ovelhas no Parque de Exposições de Caçapava do Sul, no Centro do estado. No ano passado, criminosos abateram 18 animais e outros sete foram levados vivos. O prejuízo foi de cerca de R$ 7 mil e interrompeu o esforço de seis anos.

“Trabalhar toda a vida, forcejando para produzir alguma coisa. Aí, em uma noite, leva mais da metade do que a gente tem”, lamenta o produtor.

O roubo de gado é o principal motivo para os produtores desistirem da criação. Nos últimos anos, o rebanho de Caçapava do Sul teve queda de 260 mil ovelhas para 60 mil.

“Essas 200 mil ovelhas que não existem mais, na economia geraria um valor de um R$ 1,6 milhão”, calcula o presidente do sindicato rural do município, Sandro Luis Marques.

Para tentar amenizar o problema, a prefeitura e o sindicato dos produtores doaram uma viatura para a patrulha rural. Em Santa Maria, na mesma região, foram registrados quase 600 casos de abigeato em 2016. Porém, este número pode ser maior.

A Brigada Militar diz que nem todas as vítimas registram ocorrência na polícia. Um erro, conforme a corporação. A BM reforça a importância de todos os produtores rurais denunciarem os ataques.

“Através destas informações nós traçamos um padrão a fim de colocar um efetivo nestes locais, nestes horários. Assim, dando eficiência ao patrulhamento rural”, explica o comandante Luiz Mário Kristoch dos Santos.

Fonte: G1 RS