Empório Morello

Empório Morello

terça-feira, 7 de março de 2017

11 cidades da região ficarão sem policiamento 24 horas da BM


Foto: João Pedro Lamas / Newco


O comando-geral da Brigada Militar (BM) determinou a suspensão do Patrulhamento Intermunicipal (Patrin) na área de cobertura do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon). Na prática, isso quer dizer que 11 dos 19 municípios que fazem parte do 1º RPMon sofrerão impacto negativo no policiamento.
Regulamentado em 2016, mas em prática desde 2014 na região, o Patrin foi uma alternativa encontrada pela BM para enfrentar o déficit de efetivo enfrentado pela polícia militar no Estado. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgados na tarde de ontem, dão conta de que 100% dos municípios sob a responsabilidade do 1º RPMon têm efetivo defasado, sendo que 80% deles têm menos da metade do que seria considerado o ideal.
– Estamos entrando no sinal vermelho. Há municípios onde a defasagem chega a até 80%. É claro que, com esse efetivo, não há como fazer um policiamento condizente – admite o comandante do 1º RPMon, Erivelto Hernandes Rodrigues, lamentando a notícia da suspensão do Patrin, recebida na última sexta-feira.
AS CIDADES AFETADAS
Cada Patrin é composto por uma guarnição com até três policiais militares (PMs) de municípios que compartilhem limites e que não sejam distantes mais do que 25 km uns dos outros. Na prática, São Pedro do Sul, Toropi e Dilermando de Aguiar; São Vicente do Sul e Mata; Faxinal do Soturno, Nova Palma, Ivorá e São João do Polêsine; e Nova Esperança do Sul e Vila Nova do Sul dividiam o patrulhamento ostensivo feito pela BM, o que permitia que houvesse policiais nas ruas 24 horas por dia.

Fonte:http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs