Empório Morello

Empório Morello

segunda-feira, 6 de março de 2017

Depois de 4 anos seu Jorge conseguiu consultar

Seu Jorge Costa da Silva, 64 anos, chegou a Oftalmoclínica de Santa Maria, no Bairro Chácara das Flores, às 10h15min desta sexta-feira. Ele estava asseado. O cabelo penteado, a roupa impecável – camisa pólo, calça social – e sapatos caprichosamente engraxados. Afinal, a ocasião merecia. O pedreiro, que esperou quatro anos e quatro meses por uma consulta  pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, finalmente, estava prestes a realizar a tão sonhada avaliação com um oftalmologista.

Foto: Santa Maria 2017,saúde 2017,Jorge Costa da Silva 2017,Fila Zero 2017,Oftalmoclínica 2017,Bairro Ch / NewCo DSM


Foi, de fato, um evento. Antes mesmo do paciente, as câmeras e máquinas fotográficas estavam a postos. Seu Jorge se tornou símbolo do Fila Zero da prefeitura, que pretende acabar com a demanda reprimida de consultas e exames no município até o final deste ano. Ele serviu de inspiração para o xará, Jorge Pozzobom, criar o programa, quando ainda durante a campanha eleitoral, contou a sua história ao então candidato, atual, prefeito.
À época em que fez a solicitação, em outubro de 2012, seu Jorge havia tido um incidente no trabalho. Uma porção de massa de reboco caiu no olho esquerdo dele. Ele procurou a rede pública e fez uma limpeza no olho. Nos dias seguintes, foi ao Centro Social Urbano, na Rua Venâncio Aires, e pediu uma consulta com oftalmologista. Além de ver como estava a vista machucada aproveitaria para ouvir a opinião do especialista sobre a necessidade que sentia de usar óculos. Afinal, a dificuldade em enxergar as letras do jornal já vinha incomodando. Saiu da unidade de saúde com a promessa de que seria chamado em até 40 dias. Nunca teve retorno.
Na manhã de sexta, seu Jorge trazia na mão o encaminhamento da Secretaria de Saúde do município. No rosto, um sorriso, que era um misto de satisfação, pela realização do procedimento, e de surpresa, diante do aparato que o aguardava.
O prefeito e secretário de Saúde chegou ao local, assim que o pedreiro entrou. Outros gestores da Saúde também estavam lá.
– A partir de ti, vamos resgatar a dignidade de milhares de pessoas – disse Pozzobom.
Feita a recepção ao paciente, que abriu a série de consultas do Fila Zero, seu Jorge foi encaminhado para os exames. Ele passou por uma avaliação da córnia e do cristalino, teve medida a pressão ocular, verificados os graus de estigmatismo e miopia e examinado o fundo do olho. Toda a sequência não levou mais do que 15 minutos. Ao final, recebeu do médico Alexandre Garcia Rossi, o diagnóstico e uma receita para mandar fazer uns óculos provisórios. Como foi detectado início de catarata, precisará fazer mais quatro exames que foram agendados para os dias 10 e 28 de março na própria Oftalmoclínica.
Os números do Fila Zero
Ligações: 7.688 em dois meses
Encaminhamentos: 5.010 pessoas para consultas e exames
Não necessitam mais de agendamentos: 541
Não atenderam o telefone: 2.137
Consultas:Traumatologia: 295
Oftalmologia: 624
Outras especialidades: 219
Confirmaram interesse em agendar consulta: 2.520
Exames:Ultrassom: 53
Raio X: 290
Tomografia: 107
Densitometria: 34
Mamografia: 69
Ressonância: 41
Precisam de outros tipos de exames: 758
Próximas especialidades do Fila Zero:Cardiologia
Pneumologia
Proctologia
Angiologia
Fonte: Diário de Santa Maria
Lizie Antonello