Empório Morello

Empório Morello

quarta-feira, 3 de maio de 2017

38 Celulares dentro do Presídio

A Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), que contabilizou, na semana passada, a primeira fuga de um detento desde a sua inauguração, em 2011, passou por uma revista na manhã desta terça-feira. A ação resultou na apreensão de 38 celulares, 11 baterias, 85 estoques (espécie de armas artesanais feitas com ferro ou metal), 4 chips de celulares e pequena quantidade de maconha.
Os objetos estavam escondidos em vasos sanitários e no interior de colchões de diversas celas das galerias C e D do módulo 2 da penitenciária. Ao todo, cerca de 200 presos – entre condenados e provisórios – foram revistados um a um por 64 agentes do Grupo de Operações de Intervenção da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (2ª DPR). A ação, que teve o reforço dos cães da delegacia, começou por volta das 7h30min e terminou às 11h30min. Um caminhão do Corpo de Bombeiros ficou de prontidão no local.
Os presos que ficam nas celas onde foram encontrados os objetos responderão a procedimento administrativo. Os relatórios são enviados à Vara de Execuções Criminais (VEC), que analisa a situação de cada um dos casos e decide o tipo de medida que será aplicada. Segundo o delegado regional da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Anderson Prochnow, a revista transcorreu tranquilamente. Nenhum preso foi transferido.
– Diante das informações que recebemos dos setores de inteligência da Susepe, da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Polícia Federal, planejamos qual o módulo e quais as galerias serão revistados – explicou o delegado.
Ontem, a Pesm estava com 806 presos, lotação acima da capacidade, que é de 766. Dos 40 apenados excedentes, 36 ainda são aqueles transferidos da Região Metropolitana no ano passado.