Empório Morello

Empório Morello

sábado, 10 de junho de 2017

Vereadores solicitam informações referentes à gestão do Hospital Santo Ângelo

Santo Ângelo


Vereadores solicitam informações referentes à gestão do Hospital Santo Ângelo
​​Ainda na sessão desta semana (05) o vereador Rodrigo Trevisan apresentou matérias que tratam sobre a construção e manutenção de Unidades de Saúde.

O Poder Legislativo de Santo Ângelo aprovou, no início desta semana, o encaminhamento de ofício solicitando ao provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Bessa Almeida, inúmeras informações referentes à gestão da Casa de Saúde.

As indagações sugiram após o pronunciamento do Presidente do Conselho Municipal de Saúde Jerônimo Riechel, que durante sua participação defendeu a instalação de um órgão que fiscalize a qualidade dos serviços e o uso dos recursos públicos repassados à Casa de Saúde.

Jerônimo também afirmou que o HSA não tem atingido os 100% da Contratualização com o Estado e que, desse modo, o Hospital está perdendo importantes recursos. Ele estima que atualmente a Casa de Saúde esteja deixando de receber cerca de R$ 500 mil por mês.

Diante dos relatos, os vereadores elaboraram uma série de questionamentos a fim de esclarecer os fatos e, assim, propor sugestões que venham melhorar a qualidade dos serviços à população. A iniciativa partiu dos vereadores Rodrigo Trevisan e Paulo Silva – Paulão e foi subscrita por todos os demais parlamentares.  No texto, os edis solicitam relatório atualizado das dívidas do HSA, assim como um balanço geral das emendas parlamentares destinadas à 
Instituição nos anos de 2015 e 2016.
As formas com que são realizadas as licitações e contratações, a falta de médicos na Urgência e Emergência, assim como o motivo da demora no atendimento à população são alguns dos questionamentos que compõem o ofício encaminhado pela Casa Legislativa.

UNIDADES DE SAÚDE

A situação dos Postos de Saúde do município também tem sido uma preocupação dos vereadores de Santo Ângelo. Ainda na sessão desta semana, o vereador Rodrigo Trevisan apresentou matérias que tratam sobre a construção e manutenção de Unidades de Saúde.

A instalação de um Posto de Saúde junto ao bairro Ditz foi um dos temas mais discutidos entre os parlamentares. Conforme afirmou o edil, a localidade já conta com área específica para a construção da Unidade. O objetivo é mobilizar a administração municipal para que o projeto seja, enfim, viabilizado.

Outro questionamento pautado pelo parlamentar diz respeito à estrutura física do Posto de Saúde do Bairro Dido, localizado na Rua Sepé Tiarajú. Trevisan afirma que o local está com sérios problemas na sua infraestrutura e, por este motivo, o edil solicita intervenções o mais breve possível.

Ana Lunardi - Jornalista
Marcos Luft - Fotógrafo/Cinegrafista